sexta-feira, setembro 23, 2011

Como um filme

Cena 1: O assoalho
A câmera sairá de cima, como se tivesse saído da luz, vai filmar um quarto todo morto. Nas paredes um papel de parede laranja ressecado, nas poltronas havia estampadas flores que mal se viam devido a grande camada de pó. A câmera continua a descer mostrando alguns bules de chá e algumas xícaras de chá de porcelana com pequenas flores, mas não irá para por ai, irá descer até mostrar o piso de madeira que devido ao tempo ficou-se desgastado, havia enormes brechas sobre ele, dava pra se ver rumores do andar abaixo, ela vai se aproximar de tal maneira que atravessará o assoalho lentamente até captar Inez e Juan de cima, mostrando nos apenas a cabeça e as pontas dos narizes.

Cena 2: El melodrama méxicano
Inez está sendo vista de frente, de perto, a câmera vai se afastando até podermos ver seus ombros cobertos por um chale preto que tenta esconder a blusinha de "chitinha" vermelho que usava. Seus olhos são intensos, intimidam e entristece. Inez chora, uma lágrima leve e rápida.

Juan começa sendo filmado de longe, exibindo-nos um rosto amargo, duro e cruel, aos poucos seu rosto vai melhorando... enquanto o narrador informa que Juan era marinheiro, que havia muitas marcas de noites tempestuosas que passara. Ele com um rosto mais simpatico, olha a câmera como quem olha um bebe, pela pureza do seu ser, a camêra se aproxima até entrar em sua pupila.

Cena 3: Sem diálogos ou monólogos
Cena com 3 câmeras. 1. Filmando os dois na diagonal, como se estivéssemos realmente assistindo isso de uma cadeira na sala. 2. Com as pupilas de Juan. 3. Com as pupilas de Inez.
1. Inez se aproxima de Juan, como quem pede perdão, como quem se desculpa pela vida, mas está certa do que tem de fazer! Beija-lhe a testa e aperta o contra o peito. 3. O olhar de Juan é tão triste e ao mesmo tempo tão puro quanto cada cicatriz em seu rosto, se mostrando sempre belo porém amargo. Ele não a olha com despeito por esse adeus tão sublime, ele entendia suas razões. 2. Inez estava com uma expressão de arrependimento que em um segundo se transformou em conforto, como quem tira muitos anos de tristeza das costas,  beija-lhe com os olhos e se vira, vai em direção a porta, se despede novamente de longe, beija-lhe com os olhos novamente, mas dessa vez, como quem não volta mais.

Cena 4: A digestão
Juan fica parado, imóvel por uns 10 minutos, a câmera roda em volta dele, nos dando a sensação de que tudo lembra ela, mas ele se conforta, ele entende que ela não esqueceu seu ex-marido, assim como ele ainda não havia esquecido de sua amada, sabia que não se pertenciam. A câmera agora segue-o de costas, acompanhando-o até a poltrona em frente a TV, ele aperta o botão e a câmera da um foco na TV que chia bastante, ao se aproximar ela começa a se sintonizar e aparece "Fim." escrito na tela.

Nenhum comentário: